© 2019 Copyright - PACHLA arquitetura - Curitiba - Brasil

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

RESIDÊNCIA ALPHA 2

LOCAL Foz do Iguaçu - PR

ÁREA 175 m²

PROJETO Ricardo Pachla

ANO 2013

STATUS Em execução

O conceito deste projeto nasceu a partir da criação de um embasamento em formato de caixa e, a partir dele, a constituição de planos soltos que o complementam e apoiam um segundo volume superior. 

O primeiro perfaz os limites do terreno fazendo com que a própria arquitetura crie os espaços privativos e integre a área interna e externa. A área interior é organizada com planos de alvenaria que não se sobressaem a altura da caixa e ainda não se delimitam as áreas abrigadas. 

O pergolado em madeira que forma o primeiro plano e que compõe a soltura dos volumes, serve de cobertura para a garagem e busca, ao diminuir o pé direito, maior conforto para a área de estar. 

O segundo plano serve de base para o volume superior. Nele foi disposto um jardim para gerar a transição entre as áreas verdes do térreo e a sobriedade da caixa superior.

A composição final da arquitetura se dá através do último elemento volumétrico, onde está concentrada a parte íntima da residência. Visto como uma área de introspecção e descanso, buscou-se minimizar as aberturas, assim levando silêncio para o interior e tornando a forma, a mais pura possível. As áreas transitórias possuem iluminação e ventilação zenital, ficando as janelas apenas para as áreas de permanência. 

Nos espaços de recuo de fundos e lateral ficaram concentradas as áreas de serviço da residência. Ali encontram-se a horta, o varal de roupas, a central de gás, o estoque de lenha e o depósito de ferramentas.

Deste modo, conseguiu-se concentrar no térreo todas as atividades sociais e de serviço, sem gerar o fluxo cruzado das atividades.